IRISINA
- Nei Damo
- 6 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Hércules, forte e cheio de músculos, autor dos famosos doze trabalhos, é filho de Zeus, pai de todos os deuses, inclusive da bela Afrodite, deusa do amor e do sexo.
Íris, a mensageira dos deuses, associada ao arco-íris – a ligação da terra com o céu – é casada com Hermes, deus do atletismo e do comércio, mas acaba que Hermes a trai. E a trai com quem? Com Afrodite. Separada, Íris é seduzida por Zéfiro, o deus do vento. Casada, Íris é considerada virgem, por não ter tempo para jogos amorosos, atarefada sempre em levar mensagens entre o celestial e o mundano.
Recentemente, uma pesquisa publicada na conceituada revista "Nature Medicine", relacionou músculos com cérebro. Uma equipe liderada por médicos brasileiros, financiada por uma instituição canadense com foco no Mal de Alzheimer, descobriu a função de um hormônio produzido pelos músculos nos neurônios do cérebro.
Concluído o estudo, era preciso nominar o hormônio, e o nome escolhido foi Irisina, da deusa Íris. Mas se o hormônio é produzido pelos músculos, por que o nome não poderia ser Herculina, do deus Hércules?
— Benhê! As contrações estão rápidas! Vá para a maternidade! NÃO ESQUEÇA A MALA!
— Amanhã é o primeiro dia de aula do Junior. Não podemos esquecer nada.
— Festa é até às duas da manhã! Duas da manhã de volta! Não esqueça!
— A roupa da formatura está pronta? Não se esqueça de buscar o terno!
— Não acredito que o Junior está casando. Será que não esquecemos nada?
— Junior! A bolsa da Nanda estourou! Vá para a maternidade! NÃO ESQUEÇA A MALA!
Bem, está explicado. Íris é mulher, e além de mensageira, a mulher é a encarregada de não deixar ninguém esquecer. Pronto. O nome do hormônio é Irisina.
A pesquisa mostrou que este hormônio promove uma interação entre os neurônios melhorando a memória e, em consequência, afastando o Mal de Alzheimer. Que boa notícia, com um detalhe: é preciso ativar os músculos com exercícios físicos.
— Quais músculos?
— Todos. Qualquer músculo produz o hormônio.
— Exercícios físicos por quanto tempo e com que periodicidade?
— Isto ainda não se sabe.
Todos nós temos um ritmo de vida e, este ritmo pode ser lento, médio ou apressado. O ritmo é uma espécie de piloto automático de cada um, como um motor elétrico que pode trabalhar com pouca carga, carga média ou carga máxima. Para o homem ou mulher na condição de piloto automático, dizem os médicos, não há benefícios para o coração, e por analogia, também não haverá benefícios para o cérebro.
É preciso forçar os músculos para que surja a Irisina, como surge a elevação da amperagem de um motor, que o faz esquentar e até queimar se persistir a carga extra, assim como, se persistir no esforço físico, você chegará à exaustão.
O bom é que todos os mais de seiscentos músculos do corpo humano produzem o hormônio, até aquele diminuto músculo que move a menor falange do dedo mindinho. Até talvez seja este o músculo que interage com aqueles dois neurônios famosos, o Tico e o Teco.
— Olá Teco! Sabe que eu tinha esquecido você? Ontem senti um tipo de luz e lembrei! (Olha a Irisina entrando aí, gente! Que beleza! Que beleza!)
— Oi Tico! Eu também andava por aí, cabeça baixa e. de repente, me lembrei da turma!
— Cervejinha amanhã?
— Claro! No bar de sempre!
— Avisa a turma?
— Em voz alta e clara!
Pois é, além de prevenir contra o Alzheimer, a Irisina recompõe a memória de quem já tem o mal. Resumindo, é preciso exercícios.
O maior músculo está na coxa e então é preciso caminhar, e caminhar num passo mais apressado daquele do piloto automático da tua rotina de vida. Caminhar exercita os músculos dos membros inferiores, isto é, aqueles que chegam até a virilha.
Ao caminhar, o movimento dos braços tem a única função de equilibrar o corpo e, se o esforço que você faz com os mesmos é apenas levar as sacolas do supermercado, você precisa exercitá-los: em frente a uma parede, junte os pés distante uns sessenta centímetros dela. Lance o corpo contra a parede e apoie-se com as mãos. Aproxime-se e afaste-se o mínimo de trinta vezes, ou até sentir um início de dor nos músculos posteriores dos braços. Este exercício ativa também os músculos das costas e ombros.
Rir é o melhor remédio. E rir movimenta vinte e quatro músculos, sorrir doze, e conversar e sorrir, oitenta e quatro. Quando se ri sem parar, o cérebro manda uma mensagem e os músculos transversais do abdômen começam a doer, e se você não puder se conter, eles podem chegar à exaustão. Muita Irisina é produzida neste momento, além de dopamina, endorfina e serotonina.
Faltam os músculos da cabeça, antebraços e mãos. Levante os braços na posição de um garçom levando um bolo de aniversário. Gire os antebraços para a direita e para a esquerda. Movimente as mãos para cima e para baixo. Abra e feche. Movimente o maxilar como você movimentou os antebraços. Abra e feche a boca repetidas vezes.
Pronto. Todos os músculos foram exercitados. Como não se sabe ainda a periodicidade dos exercícios, é melhor garantir: de hora e meia em hora e meia, onde você estiver e, como vestido estiver, comece a saltitar até uma árvore, cerca, carro, parede de casa, bar ou escritório. Não pare de saltitar. Em frente ao obstáculo junte os pés e faça os exercícios com os braços, trinta vezes ou mais. Afaste-se. Gire o corpo para a esquerda e para a direita. Erga os antebraços. Gire para ambos os lados. Levante e abaixe as mãos. Abra e feche. Abra e feche a boca. Movimente o maxilar para os lados. Movimente a cabeça. Volte saltitante para o lugar onde você estava.
Depois de algum tempo, e muito provavelmente, você será internado num hospício pela tua família, com o aval dos amigos do bar e colegas do escritório.
Não ligue e vá feliz. Você estará livre do Alemão.
Comments