EFICIÊNCIA EMPRESARIAL
- Nei Damo
- 9 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
História 07 da série Humor no Trecho
Mais que rede de esgotos ou ensino de qualidade, a população das cidades parece sempre preferir o asfalto, seja pela comodidade ou para se livrar da poeira. E, com isto, os governantes se esbaldam, porque um asfalto bonito, bem sinalizado, aparecendo até a próxima eleição, se reverte em cabo eleitoral.
Assim, qualquer referência a uma futura obra, esta logo se transforma em notícia a ser espalhada e aproveitada ao máximo.
Foi isto o que aconteceu com a notícia do asfaltamento entre duas cidades, com o governador fazendo comícios e, é claro, tanto numa como na outra localidade.
Num destes acontecimentos, acompanhava o governador uma comitiva, com as rádios locais tentando arrebanhar o público. Na comitiva ia também o dono da empresa responsável pela pavimentação da estrada e, no palanque, ele ficava ao lado do governador.
— Caros amigos e amigas! Estamos aqui hoje para dar o pontapé inicial no asfaltamento que liga esta linda cidade com a cidade vizinha (e dizia o nome da outra cidade).
Mais um palavrório e veio uma frase que pegou de surpresa o dono da empresa:
— E vos prometo que aqui estarei de volta! — e virando-se para o dono da empresa, continuou... — Sim! Estarei de volta aqui no primeiro caminhão de asfalto, que se dará daqui a...
— 45 dias. — disse baixinho o dono da empresa.
— 45 dias! 45 dias! Pode o meu assessor marcar esta data para o primeiro caminhão de asfalto!!
Voltando à sede da empresa, o dono chamou às pressas seu engenheiro mecânico, responsável pela montagem da usina de asfalto.
— Prometi ao governador a primeira carga de asfalto em 45 dias. Você monta a usina neste tempo?
O engenheiro demorou um pequeno tempo para responder e depois fez uma proposta:
— Dá para montar, mas eu preciso de carta branca. Dinheiro e escolha da equipe.
Autorizado, o engenheiro mecânico escolheu uma equipe de solteiros onde a maioria ele conhecia, reuniu a turma na obra e, numa breve preleção, estipulou as regras.
— Temos 6 semanas para montar uma usina, ou seja, 42 dias. Dos 45 dias do prazo para atender o governador, os últimos 3 dias serão para a regulagem da usina, e isto será com o laboratório.
— O regime de trabalho será o seguinte: terças, quintas e sábados, pegada às 9 horas e parada ao anoitecer. Segundas, quartas e sextas, pegada no clarear do dia, parada ao anoitecer, churrascada e cerveja até às 21 horas e putaria na zona até às duas da manhã. E vai continuar assim sempre que for obedecido o cronograma diário que está fixado na porta da oficina.
Quarenta e cinco dias depois da promessa, o governador lançou o primeiro caminhão de asfalto, arrematando o episódio com mais um discurso:
— Quero parabenizar os engenheiros desta empresa, que usando de muita técnica e sabedoria, conseguiram entregar a usina de asfalto no prazo!
Comments