top of page
Buscar

A UBER E EU

  • Foto do escritor: Nei Damo
    Nei Damo
  • 6 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Ao premer o dedo no aplicativo da Uber, a pergunta salta aos olhos: “para onde?”.

E eu, Nei Damo, morador de Florianópolis, no Continente Americano, respondo: “Rodoviária”.

Ellen Brooks, em Liverpool, diante da mesma pergunta, responde “home”, enquanto cantarola “Hey Jude”, porque afinal, ela está no berço dos Beatles, no velho Continente Europeu.

Ellen e eu somos duas das 75 milhões de pessoas dos cinco continentes que baixaram o aplicativo em seus celulares, e neste exato momento, algumas milhares de pessoas estão recebendo a resposta ao endereço fornecido:

“A localizar três motoristas perto de si”

O interregno de tempo entre a troca de mensagens foi de menos de um décimo de segundo, o tempo da luz ir e voltar até a Califórnia, onde, automaticamente, se processam todos os trâmites de uma corrida de táxi.

A Uber é a maior empresa de táxis do mundo e, no entanto, em seu patrimônio, não possui um único táxi.

Três carros recebem tua posição, e um deles clica no botão “eu vou”, tipo os jurados do The Voice Brasil.

Se nenhum dos três clicar, os computadores acionam mais três, até que haja um motorista que aceite. O clique de aceite vai até a Califórnia e volta informando o nome do motorista e sua pontuação, a marca do carro e a placa, além de aparecer no celular o carro se movimentando e o tempo de chegada até a posição de espera do futuro passageiro.

O Senhor é o Nei?

I beg your pardon. Are you Ms Brooks?

E somente no momento em que o condutor do veículo clica “passageiro a bordo”, é que ele toma conhecimento do destino e, a partir deste ponto, o impessoal torna-se pessoal, com a corrida sendo guiada pelo GPS.

O condutor não é mais o profissional taxista que geralmente diz: “faz quarenta anos que estou no táxi”, ou, “peguei as cinco e vou trocar de turno as onze”. O condutor é, nesta nova situação, como uma pessoa que você encontra numa festa, onde você não sabe do que se trata a festa, como também desconhece todos os convivas.


Boa tarde

Boa tarde. Muito tempo de Uber?

Desde o golpe que, coordenado pelos imperialistas ianques, a elite brasileira destituiu a Dilma. Previsível, com a descoberta do pré-sal. Era visto que a direita internacional, com os Estados Unidos à frente, colocando na costa brasileira a quinta frota naval...

Petista, sindicalista, ou professor da USP?

Os três!


Boa tarde

Boa tarde. Meu nome é Osmar e nóis vamo, nóis vamo agora pra praça da igreja do centro. Está marcado aqui. Me desculpe, é que sou novo neste negócio.

Sem problemas. Está há tempo em Florianópolis?

Treis mês. Eu era caminhoneiro e minhas filhas estudam aqui, e eu peguei este troço pra ajudar em casa.

E está gostando?

Uma maravilha. Divertido. Converso que Deus me livre. Faceiro!

E tu é de onde?

Guarapuava.

Mas veja só! Eu atendo uma empresa lá...

Na verdade, é lá de perto. Eu sou do Candói.

Eu conheço o Candói. E no Candói eu conheço a Maristela.

A Maristela? Foi minha professora!

Chegamos. Quanto foi a corrida?

12,50

.............................................................................................................................................................................................................................................................

EI! EI! SE ENCONTRAR A MARISTELA FALA PRA ELA QUE TU ENCONTROU O OSMARZINHO!


Bom dia

Bom dia. Ops, meu celular... Alô?...Sim...Sim...Certo...Beijo.

Mulher?

Sim

Quer discutir a relação? A exteriorização de conflitos internos leva à cura, ou ao alívio de tensões, segundo Freud e também por Young. O sentimento de...

Psicólogo ou psiquiatra?

Psiquiatra. A corrida vai levar, diz aqui no celular, 45 minutos. O tempo de uma consulta.

Não, obrigado

A consulta é brinde. Em todo caso este é o meu cartão. Se precisar...


Boa tarde

良い午後 -市内中心部に行こう

私は物語を語ります

これはとても面白いです

HAHAHAHAHAHAHAH

HIHIHIHIHIHIHIH


Bom dia

Buenas! Se achegue! Aceita um mate?

Não, obrigado. Gaúcho de onde?

Dom Pedrito. Nas franjas do Rio Grande, pras banda do Uruguai. Música? Escolha a gosto. Tem aí Mano Lima, Xirú Missioneiro, Teixerinha,...

Não, obrigado. E como veio para cá? E por que no Uber?

Pôs que me fui subindo, subindo, e o trabalho prum peão de estância foi este que eu achei, mas que já está me dando uma gana de voltar pros pago.

Saudade?

Vivente de Deus! Confesso que sim. A saudade vem de mansinho, como quem não quer nada, mas entra fundo pelas costelas do lado esquerdo, e se aloja entre as sístoles e diástoles deste velho coração gaudério. E na manhazita, assim de relancina, eu lembro de um cheiro que me chega a brotar as lágrimas nos olhos! Eu sinto a saudade do cheiro de bosta dos cavalos!


Boa noite

Ooooii

Bom este teu perfume.

Chanel número cinco. Sabia que quando perguntaram para a Marilyn Monroe o que ela vestia ao dormir, ela...

Disse que dormia só com uma gota de Chanel número cinco. Foi depois deste episódio que o perfume ganhou fama mundial. Mas, este teu, é legítimo?

Ham... Hum... paraguaio, mas é bom, não é?

Bom. E o que tu fazia antes do Uber?

Hum... Eventos! Eu fazia eventos. Mas aqui é melhor. Gosto do Uber. Sabia que a qualquer hora tu pode mudar a rota? Tipo assim: se quiser entrar naquela rua ali à esquerda, é só clicar aqui. “Mudança de rota”.

Entendi. Por exemplo, se eu quiser dobrar ali à direita, onde tem aquela placa escrito “Motel”, pode?

Sim!

Dá o sinal e entra!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
CAI O PANO

Cai o pano é o título do livro onde o detetive Hercule Poirot resolve seu derradeiro caso, o último da série de Agatha Christie. Cai o...

 
 
 
MADAME MAFALDA

Algo lhe aflige a vida? Seu amor não é correspondido? Assim começava os dizeres de um panfleto distribuído aos transeuntes de rodoviárias...

 
 
 
APLICATIVO

Algumas pessoas que conheço — e acredito naquilo que dizem — são espíritas, e destas, umas participam de trabalhos de um Centro...

 
 
 

Comments


A UBER E EU

bottom of page